Joseph Pilates
Joseph Pilates

Pilates

A história do criador do método é importante para entendermos o que o pilates promove.

Joseph Pilates (1883-1967) nasceu na Alemanha, onde teve uma infância marcada pela fragilidade de sua saúde. Receando ter limitações físicas, começou a estudar anatomia, fisiologia e medicina oriental. Na sua adolescência treinou esqui, mergulho e pugilismo.

Durante a primeira guerra morou na Inglaterra, onde treinou homens da Academia de Polícia, ensinando técnicas de luta e meditação.

Auxiliou na recuperação de feridos pós-guerra, ajustando molas nas camas como sobrecarga para recuperar força e flexilbilidade nos movimentos. Este foi início da técnica com uso de equipamentos dando origem ao Cadillac e Reformer, tão utilizados no estúdio.

Em 1926 mudou-se com Clara (sua esposa e companheira) para Nova York fundando seu primeiro estúdio, existente até hoje. Joseph faleceu aos 87 anos, deixando Clara para difundir seu método junto com Romana Kryzanowska, aluna dedicada e bailarina.

O reconhecimento da técnica veio com o ensinamento para a Academia de Balé de Nova York.

O pilates é executado de forma vagarosa, focando no poder da mente em controlar o corpo. Isto permite a você entender o bom alinhamento com a estabilidade do “core”. O foco dos exercícios são os músculos do abdômen, da musculatura lombar e glúteos, sendo definida por Pilates como “Powerhouse”, onde se cria um grande centro de força, na qual o corpo pode se mover livremente e com fluidez. Com isto previne-se lesões, mantendo o equilíbrio entre força e flexibilidade.

Joseph Pilates no Cadillac
Joseph Pilates usando o Cadillac